SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229Ousadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do ParanáA argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes  e  BARROSO, Nuno Paulino. Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.604-621. ISSN 2176-6681.

Analisa as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação oriundos de países africanos falantes de língua portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e, assim, construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos Novos Estudos de Letramento, e o conceito de identidade como um continuum que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes frequentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e, para serem bem sucedidos, utilizam de modo concomitante a língua portuguesa, o Crioulo e gírias, o que demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.

Palavras-chave : Letramento Acadêmico; Identidade; Estudantes PEC-G; Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )