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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

DIAS, Altamir Souto  e  SILVA, Ana Paula Bispo da. A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.622-633. ISSN 2176-6681.

Escrito a partir da experiência pessoal de um dos autores, constitui uma breve reflexão acerca do papel das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cenários comuns à escola pública das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua realização foi motivada pela percepção de que as TIC têm recebido considerável atenção dos educadores, com muitos trabalhos voltados para o seu emprego educacional nos últimos anos, dos quais, contudo, limitada parcela tenha sido realizada com o propósito de refletir criticamente sobre esse emprego, conforme evidenciou a revisão bibliográfica da área. Assim, são expostos e discutidos nítidos exemplos de declarações irrefletidas sobre a utilidade das TIC no ensino de ciências, para, em seguida, sugerir-se, sem pretensão de apresentar recurso substitutivo, o desenvolvimento de atividades que envolvam a argumentação em salas de aula como alternativa de uso dessa tecnologia.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Argumentação; Ensino de Ciências.

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