SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileiraProcessos cognitivos envolvidos no cálculo com frações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VILELA, Denise Silva  y  DORTA, Deiziele. O que é “desenvolver o raciocínio lógico”? Considerações a partir do livro Alice no país das maravilhas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.634-651. ISSN 2176-6681.

Estabelece relações entre temas das áreas de filosofia da lógica e educação matemática, com a finalidade de promover reflexões pedagógicas sobre um dos objetivos do ensino da matemática em todos os níveis: “desenvolver o raciocínio lógico” dos estudantes. O propósito é percorrer, por meio de cenas da história de Alice no país das maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais está o pensamento lógico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lógicos, mediante os quais explicitamos princípios e regras da lógica clássica, como também de coisas sem lógica e fantásticas, que evidenciam aqui a importância da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criança.

Palabras clave : Desenvolvimento do Raciocínio; Lógica Clássica; Educação Infantil; Ensino das Séries Iniciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )