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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VILELA, Denise Silva  e  DORTA, Deiziele. O que é “desenvolver o raciocínio lógico”? Considerações a partir do livro Alice no país das maravilhas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.634-651. ISSN 2176-6681.

Estabelece relações entre temas das áreas de filosofia da lógica e educação matemática, com a finalidade de promover reflexões pedagógicas sobre um dos objetivos do ensino da matemática em todos os níveis: “desenvolver o raciocínio lógico” dos estudantes. O propósito é percorrer, por meio de cenas da história de Alice no país das maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais está o pensamento lógico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lógicos, mediante os quais explicitamos princípios e regras da lógica clássica, como também de coisas sem lógica e fantásticas, que evidenciam aqui a importância da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave : Desenvolvimento do Raciocínio; Lógica Clássica; Educação Infantil; Ensino das Séries Iniciais.

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