SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229O que é “desenvolver o raciocínio lógico”? Considerações a partir do livro Alice no país das maravilhasQuando o imaginário se diz educacional. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, João Alberto da. Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.652-678. ISSN 2176-6681.

O cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. A pesquisa investiga os modelos de significação elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. Evidencia que apenas pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolva cálculo com frações; os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.

Palabras clave : Epistemologia Genética; Processos Cognitivos; Piaget.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )