SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu. Quando o imaginário se diz educacional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.679-705. ISSN 2176-6681.

O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst: o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do “romance de formação”. Daí a necessidade de se estudar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a substância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens “des-educadas” atrofie a racionalidade educacional e crítica.

Palavras-chave : Imaginário Educacional; Educação; Imaginário; Pedagogia; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )