SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

NEUBAUER, Rose; DAVIS, Cláudia; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.  e  NUNES, Marina M. R.. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.11-33. ISSN 2176-6681.

Analisa os dados coletados na pesquisa “Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil”, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas e pelo Instituto Protagonistés, com duplo objetivo: 1) identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 35 unidades escolares de ensino médio localizadas nos Estados do Acre, do Ceará, do Paraná e de São Paulo, notadamente os relacionados às práticas que mais se associam ao sucesso escolar de seus alunos; 2) analisar alguns aspectos das atuais políticas públicas para o ensino médio e a percepção dos atores com elas envolidos, com vista a fomentar uma análise crítica que permita discutir alguns aspectos nodais dessas políticas. O estudo quali-quantitativo revelou experiências distintas e interessantes nos diversos Estados, no entanto optou-se por apresentar neste texto as melhores práticas recorrentes e os pontos mais críticos das políticas observadas.

Palavras-chave : Ensino Médio; Políticas Públicas; Melhores Práticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )