SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicasFormação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.34-51. ISSN 2176-6681.

O ovo ou a galinha é uma referência a um dilema de causalidade que surge da conhecida expressão “O que veio antes, o ovo ou a galinha?” Temos a sensação de que estamos diante de um dilema semelhante quando discutimos a crise da profissão docente em nosso País: seria a crise das licenciaturas, em função da sua baixa procura e o número supostamente insuficiente de diplomados, que levaria a uma crise do magistério ou esta que explicaria os problemas enfrentados pelos cursos de formação docente? Neste artigo, apresentarei argumentos demonstrando que a crise da profissão docente apresenta múltiplos fatores e que existem formas de se sair desse suposto dilema.

Palabras clave : Formação de Professores; Licenciaturas; Crise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )