SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue230O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileiraA formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

NEITZEL, Adair Aguiar  and  FERRI, Cássia. Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.52-69. ISSN 2176-6681.

Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina - Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação.

Keywords : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Didática; Metodologias de Ensino; Relação Conteúdo-Método.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )