SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no BrasilPedagogia do ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CESTARI, Luiz Artur Santos. Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no movimento pesquisa/formação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.83-106. ISSN 2176-6681.

Discute a apropriação das autobiografias para a formação no domínio do Movimento Pesquisa/Formação. De início, é apresentado o argumento de que o Movimento tem evidenciado a perspectiva de aproximar a pesquisa do processo de formação mediante abordagens autobiográficas, acreditando que a experiência em contar sua história a si pode conduzir os sujeitos por processos parciais de afirmação considerados formativos. Em seguida, são discutidos os problemas de apropriação relacionados à aproximação entre as autobiografias e a formação - tais como a apropriação de um tipo específico de memória, denominado aqui de memória afirmativa, a ausência de uma reflexão sobre a problemática da sinceridade no relato, ao tomar a relação pesquisador/pesquisado como uma relação escritor/leitor, a atualização do valor da experiência como fonte e possibilidade da narrativa -, assim como aqueles relacionados à consideração de apresentar a experiência existencial-formativa dessa abordagem como uma “estética da existência” foucaultiana.

Palavras-chave : Apropriação; Formação; Autobiografias; Movimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )