SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no movimento pesquisa/formaçãoAlfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Sérgio Pereira da. Pedagogia do ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensino. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.107-125. ISSN 2176-6681.

Analisa os conceitos “otimismo” e “pessimismo” na história do pensamento ocidental, pela perspectiva da filosofia nietzschiana. Aprofunda e descreve o “jeito trágico de ser”, associado ao “pessimismo”, e o “jeito racional de ser”, com traços otimistas. Nietzsche e Marx são apontados como ilustrações de, respectivamente, o jeito pessimista e o jeito otimista. Em seguida, analisa o processo cultural de transição de um “jeito” para outro. Entre outros conceitos nietzschianos, o autor se utiliza, sobretudo, do conceito de “ressentimento” para caracterizar a inversão de valores, mais especificamente dos valores educativos, responsável pelo surgimento e pela hegemonia do “otimismo pedagógico”, indutor de concepções e práticas de ensino complacentes, permissivas e superficiais. Sugere que esse “otimismo pedagógico” forjou o que o autor chama de “Pedagogia do Ressentimento” e, finalmente, aponta o “pessimismo pedagógico” como antídoto e estratégia de superação dessa “Pedagogia”.

Palavras-chave : Otimismo; Pessimismo; Pedagogia; Ressentimento; Concepções e Práticas de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )