SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?Delimitação de atribuições educacionais: sistemas de ensino e competência constitucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. Recursos educacionais apropriados para recuperação lúdica do processo de letramento emergente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.148-165. ISSN 2176-6681.

Trata-se de investigação para discutir os recursos educacionais necessários para o desenvolvimento do letramento emergente e do processo de alfabetização de crianças de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos. A pesquisa, realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, teve foco direcionado a atividades de oralidade e leitura, pois considera-se que o ponto-chave da alfabetização é o aprender a ler. Conta com o aporte das neurociências para discutir a aprendizagem e, como resultados dessa investigação, são apresentados recursos apropriados que podem viabilizar um percurso lúdico e eficaz na aprendizagem de leitura e escrita por crianças.

Palavras-chave : Letramento; Alfabetização; Recursos Didáticos; Ludicidade; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )