SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230Delimitação de atribuições educacionais: sistemas de ensino e competência constitucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SIQUEIRA, Flávia Zanni. Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.187-199. ISSN 2176-6681.

Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.

Palavras-chave : Psicanálise em Educação; Cotidiano Escolar; Pesquisa Psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )