SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue231Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de BrasíliaDa universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FACCENDA, Odival; DALBEN, Adilson  and  FREITAS, Luiz Carlos de. Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.246-267. ISSN 2176-6681.

Tem como objetivo apresentar a metodologia para a redução do número de variáveis, a descrição de cada um dos constructos elaborados e as medidas produzidas durante a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Usou-se a base com dados longitudinais produzidos pelo “Projeto Geres 2005”, que acompanhou uma mesma amostra de alunos durante os quatro primeiros anos do ensino fundamental em cinco cidades brasileiras. Os índices aceitáveis de validade e confiabilidade dos fatores resultantes dos diferentes questionários de contexto permitem o seu uso em outras pesquisas. O trabalho também oferece subsídios metodológicos para futuros estudos longitudinais em painel e constata que os recursos estatísticos, apesar de transmitirem a ideia de precisão, são, na verdade, ferramentas que orientam as decisões dos pesquisadores, seja na tolerância usada diante dos diversos valores, seja na decisão conceitual aplicada na definição dos constructos.

Keywords : Análise Multivariada; Estudo Longitudinal; Survey.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )