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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BUENO, Fabrício Aparecido  e  SANT'ANA, Ruth Bernardes de. A experiência geracional na fala de alunos de escola pública: a questão da autoridade docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.316-340. ISSN 2176-6681.

Na contemporaneidade, transformações nas configurações sociais do poder vêm modificando os padrões das relações intergeracionais, colocando educadores escolares diante de impasses advindos de um fenômeno anunciado como crise da autoridade docente. O presente artigo propõe apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender os significados atribuídos à autoridade docente por alunos adolescentes matriculados em duas escolas públicas de São João del-Rei, Minas Gerais. Referenciada nas contribuições das perspectivas do interacionismo simbólico e da etnometodologia, a coleta de dados realizou-se por três diferentes procedimentos de investigação: observação de sala de aula, oficinas de dinâmica de grupo e entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a ordem da hierarquização na sala de aula não mais emana somente da tradição, da submissão à autoridade aceita a priori como absoluta, mas também do consentimento e do reconhecimento das relações que foram estabelecidas entre professores e alunos.

Palavras-chave : Autoridade Docente; Alunos Adolescentes; Relações Intergeracionais.

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