SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número231A experiência geracional na fala de alunos de escola pública: a questão da autoridade docenteFormação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.341-369. ISSN 2176-6681.

Discute questões relativas às séries finais do ensino fundamental e trata de resultados de uma pesquisa colaborativa universidade-escola, visando fomentar o desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa foi realizada em escola pública do interior do Estado de São Paulo. Visando refletir sobre as contradições e os dilemas presentes no dia a dia dos professores, procurou-se analisar com os docentes, ao longo dos períodos letivos, alternativas pedagógicas viáveis em seu contexto de trabalho. Situações foram levantadas e analisadas, e o trabalho mostrou a importância de se considerar e, ao mesmo tempo, analisar colaborativamente a sabedoria docente com os professores e problematizá-la, incluindo contribuições teóricas e de pesquisa. Estes são passos imprescindíveis para enfrentar os dilemas profissionais docentes e transformar práticas. Fundamental é repensar em processo, repensar em contexto.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Professor; Saber Docente; 5ª à 8ª Série; Metodologia de Pesquisa Colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )