SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue231Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no programa Pró-LetramentoProfessores e educação ambiental: implicações para o currículo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de  and  GALIAZZI, Maria do Carmo. A formação do professor em Rodas de Formação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.386-398. ISSN 2176-6681.

Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos exponham suas dificuldades, desafios e conquistas, além de oportunizar a busca em conjunto de estratégias de superação. É objetivo deste artigo apresentar o processo de formação inicial de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2009, por meio da sua inserção em Rodas de Formação. Durante o curso, o licenciando é incentivado a escrever suas preocupações com a sala de aula, além de registrar suas ideias, saberes e sugestões, sendo a escrita uma possibilidade de reflexão do seu processo de formação. O espaço de partilha de argumentos e a insistência no exercício da escrita possibilitam uma maior segurança no momento de tomar decisões e reavaliar as decisões tomadas.

Keywords : Formação de Professores; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )