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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

OSORIO, Mara Rejane Vieira. Professores e educação ambiental: implicações para o currículo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.399-416. ISSN 2176-6681.

Este texto é parte de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevistas e observações. O foco teórico seguiu contribuições dos estudos pós-estruturalistas que, na área da educação, vêm problematizando a questão do currículo e suas implicações produtivas. Discute a relação entre os professores e os discursos sobre Educação Ambiental movimentados pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Mostra que os discursos e as estratégias sobre a Educação Ambiental que essa secretaria movimentou acabaram influenciando os modos de pensar e agir dos professores em termos de Educação Ambiental. Defende que essa relação, entre professores e a SQA, ajudou a reforçar no espaço escolar um tipo de currículo de Educação Ambiental chamado currículo turístico.

Palabras clave : Educação Ambiental; Professores; Discursos.

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