SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número231Professores e educação ambiental: implicações para o currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MARTINS, Regina Maria Caruccio. Discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.231, pp.417-433. ISSN 2176-6681.

Propõe uma discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior, no quadro de um projeto profissional, visando chegar a uma definição da noção e ao estado atual da questão. Apresenta, inicialmente, políticas europeias sobre a educação ao longo da vida, como medidas permitindo o desenvolvimento desta noção, e um questionamento originado na prática de acompanhamento do projeto profissional do aluno universitário. Numa etapa posterior, mostra como vem sendo construída esta noção na formação de adultos nesta última década. Na busca da definição do perfil do profissional de acompanhamento, do público, do contexto, dos objetivos e do tipo de intervenção, estabelece relações com a formação e o projeto profissional. Numa última etapa, chega às pesquisas francesas mais recentes na tentativa de definir esta atividade no referido contexto.

Palabras clave : Acompanhamento; Formação de Adultos; Formação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )