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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

AGOSTINHO, Luis Otávio Vincenzi  e  BREGA FILHO, Vladimir. Por um olhar democrático às ações afirmativas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.455-476. ISSN 2176-6681.

Discute as ações afirmativas como um meio de que o Estado dispõe para atenuar as desigualdades e os privilégios de alguns indivíduos em relação a outros, como os afrodescendentes. As ações afirmativas se apresentam como instrumentos de estabilização, ainda que provisórios, garantindo a inclusão da parcela vulnerável. Analisa as estatísticas que atribuem ao cidadão negro os piores índices de salário, saúde, educação e saneamento básico, entre outros, quando comparado ao cidadão branco, e indica as medidas a serem tomadas pelo Estado para promover a cidadania dos que dela carecem. Conclui que não se trata de alocar, sem critérios e por um sentimento leigo de justiça, os negros em setores ocupados por brancos, mas de utilizar critérios legítimos de ingresso, com o fito de diminuir as desigualdades e promover uma concepção plural e radical de democracia.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Igualdade Racial; Emancipação; Racismo Cordial.

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