SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Por um olhar democrático às ações afirmativasPolíticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BARBOSA, Manuel Gonçalves. Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.477-492. ISSN 2176-6681.

Analisa, com referência às sociedades europeias, a diversificação cultural dos cenários sociais pós-coloniais e a urgente necessidade de vincular a educação, nesses contextos, a um imaginário social mais conforme a lógica inclusiva da democracia. O imaginário intercultural é visto como o novo rosto daquele imaginário e pressupõe, como condição de materialização, ampla e profunda recomposição do papel educativo da sociedade civil, como concluímos no texto.

Palabras clave : Educação; Sociedade Civil; Diversificação Cultural; Cenários Sociais Pós-Coloniais; Imaginário Intercultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )