SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civilAs propostas de políticas/ações afirmativas das universidades públicas e as políticas/ações de permanência nos ordenamentos legais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

PEREIRA, Sueli Menezes  e  ZIENTARSKI, Clarice. Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.493-515. ISSN 2176-6681.

Questiona as políticas de ações afirmativas por cotas para ingresso no ensino superior e debate a questão social, considerando nossa formação como povo e as condições de desenvolvimento do País. Aborda a origem do problema a partir da história da colonização brasileira e analisa a situação da pobreza e as condições de exclusão do pobre diante dos direitos sociais, especialmente o direito à educação de qualidade, independentemente de raça ou gênero. Por fim, analisa a escola básica e seus resultados, evidenciando a educação básica de qualidade como verdadeira ação afirmativa.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Pobreza; Formação Social; Escola Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )