SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232As propostas de políticas/ações afirmativas das universidades públicas e as políticas/ações de permanência nos ordenamentos legaisUniversidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Políticas afirmativas para a inclusão do surdo no ensino superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitária. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.542-556. ISSN 2176-6681.

Discute as políticas e as ações afirmativas para a inclusão de pessoas surdas no ensino superior no Estado de Mato Grosso do Sul. Problematiza, no contexto da educação inclusiva, as condições de acesso e de permanência do acadêmico surdo nos níveis mais elevados de ensino. Fundamenta-se na análise de documentos normativos, em pesquisas realizadas no período de 2006 a 2010 e nas reflexões socioanalíticas sobre o registro de experiências para a implementação das propostas do Projeto Incluir na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados revelam melhorias nas condições de acesso e de permanência dos acadêmicos surdos no ensino superior e a transformação da cultura universitária mediante as ações afirmativas adotadas em todas as unidades de ensino da instituição.

Palavras-chave : Educação Superior; Surdez; Inclusão e Cultura Universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )