SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Políticas afirmativas para a inclusão do surdo no ensino superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitáriaAções afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MARQUES, Waldemar; FRANCO, Fernando Silveira  y  SCHLINDWEIN, Marcelo Nivert. Universidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativa. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.577-598. ISSN 2176-6681.

Apresenta e discute a experiência de um curso de Agronomia voltado para assentados da reforma agrária no Estado de São Paulo, enquanto “ação afirmativa”, em desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba. Expõe os principais aspectos teórico- metodológicos que orientaram a elaboração da proposta do curso, focada na agricultura familiar, a partir de um paradigma de produção sustentável, que preserva o meio ambiente. Destaca a participação dos movimentos sociais do campo na discussão e implementação do curso e relata alguns impactos deste. Considera o curso um indicador de que a universidade pública gratuita e de qualidade pode atender às camadas mais baixas da população, em vez de se limitar às camadas média e alta, como vem ocorrendo historicamente no Brasil.

Palabras clave : Educação no Campo; Movimentos Sociais; Agroecologia; Reforma Agrária; Pronera.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )