SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Universidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativaO Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

DOEBBER, Michele Barcelos  y  GRISA, Gregório Durlo. Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.577-598. ISSN 2176-6681.

Analisa o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as mudanças efetivadas a partir da criação de programas de apoio a sua permanência. Utiliza observações e registros de campo. Justifica-se pela efervescência que as políticas afirmativas provocaram na Universidade e pelo envolvimento dos autores no planejamento e nas ações do Programa. Com base nos dados disponibilizados pela Universidade e nas interpretações realizadas, diagnostica-se o aumento do ingresso de estudantes negros de escola pública, a subutilização de cotas raciais, o aumento de ações que visam à permanência e a falta de diálogo interétnico.

Palabras clave : Ação Afirmativa; Racismo; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )