SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do SulJuventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FREITAS, Marcos Antonio Braga de. O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.599-615. ISSN 2176-6681.

Apresenta a trajetória das políticas para a educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mostrando de que forma se dá o acesso e como se realizam as atividades didático-pedagógicas dos cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena. Destaca ainda as parcerias, a manutenção dos cursos específicos, o acompanhamento dos estudantes indígenas nos demais cursos de graduação da Universidade e, também, os novos desafios para a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu, visando atender às demandas de indígenas egressos das graduações que almejam a continuidade da formação e da capacitação em nível de pós-graduação.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação Escolar Indígena; Movimento Indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )