SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígenaGestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha; HELAYEL-NETO, Jose Abdalla  y  XAVIER, Marcel Duarte da Silva. Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.616-638. ISSN 2176-6681.

Apresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários.

Palabras clave : Juventudes; Educação; Ensino Superior; Desigualdades Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )