SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue232Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionaisCultura e resistência: a criação do popular e o popular como criação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BRUNO, Lúcia. Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.639-662. ISSN 2176-6681.

Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.

Keywords : Educação Escolar Indígena; Gestão; Conhecimento; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )