SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidadesA universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MOURA, Eliana P. G. de; ZUCCHETTI, Dinora Tereza  e  MENEZES, Magali Mendes de. Cultura e resistência: a criação do popular e o popular como criação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.663-677. ISSN 2176-6681.

Reflete sobre as inquietações do contexto contemporâneo, o esvaziamento das grandes narrativas e a fragilidade das utopias que ancoram as lutas e os movimentos sociais, para pensar o sentido da resistência. A análise é conduzida pela noção de cultura popular como campo que reflete as contradições do nosso tempo. Podemos ainda falar em cultura popular? Certamente, pois, diante da morte das utopias, mas também de sujeitos concretos e dos sonhos que são sua existência, é necessário pensar o popular como tradutor de um movimento criativo de resistência que ressignifica a vida.

Palavras-chave : Cultura Popular; Resistência; Vida; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )