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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VOLPATO, Gildo. A universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.678-701. ISSN 2176-6681.

Revisa e apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre os aspectos históricos, políticos e epistemológicos que motivaram a criação, as reformas e o modo de atuação das universidades brasileiras. Aponta aspectos históricos que ajudam a entender a atitude do Estado brasileiro em adotar uma posição de avaliador depois da LDB. Reflete sobre a trajetória da universidade brasileira e diz que houve ações que marcaram o atual ensino superior em nosso País. Conclui que a universidade é uma instituição social não acabada, que continua sendo ressignificada em cada tempo e contexto, tendo em vista os atores sociais, as bases epistemológicas e os condicionantes culturais, políticos e econômicos que a produzem.

Palabras clave : Universidade; Reformas; Políticas; Estado; Avaliação.

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