Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SILVA, José Cláudio Sooma e GONDRA, José Gonçalves. Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.702-722. ISSN 2176-6681.
Analisa dois textbooks norte-americanos: A brief course in the history of education (1907), de Paul Monroe, e A student´s texbook in the history of education (1916), de Stephen Pierce Duggan, para realizar aproximações e distanciamentos entre a estrutura e os princípios orientadores desses livros (finalidades, utilidades, funções da História) e as características do livro Noções de História da Educação (1933), de Afranio Peixoto, que afirmara ter se “inspirado” em Monroe e Duggan para redigir o manual destinado à formação das professoras. O exame das homologias e das diferenças dessas três experiências de escrita contribui para pensar a constituição de uma determinada tradição historiográfica, interessada em realçar certo padrão narrativo a ser configurado como modelo de ensino e de História da Educação.
Palavras-chave : Historiografia da Educação; Escritas da História; Ensino de História.