SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue232Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio PeixotoRuptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

PAGAN, Adriana  and  MAGINA, Sandra. O ensino de estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.723-738. ISSN 2176-6681.

Compara e discute os ganhos de aprendizagem de três grupos de alunos da 1ª série do ensino médio que tiveram contato com conceitos elementares de estatística, a partir das aulas de Matemática (GM), Geografia (GG) e Matemática aplicada de forma interdisciplinar (GI). O estudo, realizado em uma escola pública de São Paulo, teve três etapas: duas diagnósticas (pré e pós-testes) e uma de intervenção de ensino (diferentes em cada grupo e realizadas por professores distintos). Os aportes teóricos foram o Registro de Representação (Duval, 1995) e a classificação da leitura de dados em tabelas (Wainer, 1992) e gráficos (Curcio, 1989). Os resultados mostraram que os três grupos tiveram ganhos, porém os alunos do GI apresentaram desempenho significativamente superior ao dos demais grupos, indicando que o ensino de estatística pautado na interdisciplinaridade foi o mais eficaz para a aquisição de  conhecimento dos elementos estatísticos.

Keywords : Ensino Médio; Interdisciplinaridade; Intervenção de Ensino; Construção e Interpretação de Gráficos e Tabelas.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )