SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio PeixotoRuptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PAGAN, Adriana  y  MAGINA, Sandra. O ensino de estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.723-738. ISSN 2176-6681.

Compara e discute os ganhos de aprendizagem de três grupos de alunos da 1ª série do ensino médio que tiveram contato com conceitos elementares de estatística, a partir das aulas de Matemática (GM), Geografia (GG) e Matemática aplicada de forma interdisciplinar (GI). O estudo, realizado em uma escola pública de São Paulo, teve três etapas: duas diagnósticas (pré e pós-testes) e uma de intervenção de ensino (diferentes em cada grupo e realizadas por professores distintos). Os aportes teóricos foram o Registro de Representação (Duval, 1995) e a classificação da leitura de dados em tabelas (Wainer, 1992) e gráficos (Curcio, 1989). Os resultados mostraram que os três grupos tiveram ganhos, porém os alunos do GI apresentaram desempenho significativamente superior ao dos demais grupos, indicando que o ensino de estatística pautado na interdisciplinaridade foi o mais eficaz para a aquisição de  conhecimento dos elementos estatísticos.

Palabras clave : Ensino Médio; Interdisciplinaridade; Intervenção de Ensino; Construção e Interpretação de Gráficos e Tabelas.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )