SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número232O ensino de estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ARAUJO, Lucia de Fátima; LIMA, Anna Paula de Avelar Brito  e  SANTOS, Marcelo Câmara dos. Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.739-756. ISSN 2176-6681.

Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.

Palavras-chave : Contrato Didático; Efeitos de Contrato; Resolução de Problemas Algébricos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )