SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MARCON, Telmo. Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.11-33. ISSN 2176-6681.

Objetiva analisar as políticas de ações afirmativas no contexto da formação e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira. Busca, para isso, elementos históricos e sociológicos para compreender como a sociedade brasileira tem reproduzido as contradições sociais, econômicas, culturais e políticas. Analisa, ademais, as políticas de ação afirmativa, considerando-as como resposta a esses desafios históricos, e o papel do Estado na sua formulação e implementação. Aprofunda as resistências da sociedade em discutir as questões étnico-culturais e raciais e como as políticas de ação afirmativa precisam avançar na direção das transformações estruturais, condição para que elas se tornem efetivas e possibilitem a emancipação dos cidadãos e da sociedade.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Estrutura Social; Emancipação; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )