SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileiraPolíticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do pré-vestibular social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BARCELOS, Valdo Hermes de Lima  y  MADERS, Sandra. Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.34-50. ISSN 2176-6681.

Uma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes - transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.

Palabras clave : Educação Indígena; Humberto Maturana; Educação e Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )