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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BASTOS, Maria Durvalina Fernandes; GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques; FERNANDES, Lenise Lima  y  FRANCA, Bruno Alves de. Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do pré-vestibular social. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.51-76. ISSN 2176-6681.

Examina o papel do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para inclusão educacional no conjunto das políticas afirmativas que visam democratizar o ingresso da população de baixa renda no ensino superior. Retoma-se a literatura sobre o tema e, mediante a análise do PVS e do perfil da população atendida, discutem-se problemas relacionados às condições de mobilidade da população de baixa renda e à distribuição desigual de bens e serviços no território, destacados como alguns dos principais desafios para o alcance do objetivo maior do PVS. Apesar dos obstáculos, os resultados alcançados apontam o aumento do ingresso, na universidade, de pessoas do interior e de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.

Palabras clave : Pré-Vestibular; Inclusão Social; Ação Afirmativa; Mobilidade; Interiorização do Ensino Superior.

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