SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escutaAlunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BASTOS, Maria Durvalina Fernandes; GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques; FERNANDES, Lenise Lima  e  FRANCA, Bruno Alves de. Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do pré-vestibular social. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.51-76. ISSN 2176-6681.

Examina o papel do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para inclusão educacional no conjunto das políticas afirmativas que visam democratizar o ingresso da população de baixa renda no ensino superior. Retoma-se a literatura sobre o tema e, mediante a análise do PVS e do perfil da população atendida, discutem-se problemas relacionados às condições de mobilidade da população de baixa renda e à distribuição desigual de bens e serviços no território, destacados como alguns dos principais desafios para o alcance do objetivo maior do PVS. Apesar dos obstáculos, os resultados alcançados apontam o aumento do ingresso, na universidade, de pessoas do interior e de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave : Pré-Vestibular; Inclusão Social; Ação Afirmativa; Mobilidade; Interiorização do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )