SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do pré-vestibular socialO Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

TRAVITZKI, Rodrigo  e  RAIMUNDO, Rafael Luís Galdini. Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.77-95. ISSN 2176-6681.

Avalia o grau de inclusão de alunos cotistas e não cotistas na vida acadêmica a partir da análise das atividades extracurriculares realizadas por 5.579.406 alunos incluídos no Censo da Educação Superior de 2009. A média de atividades extracurriculares realizada por alunos cotistas (X= 0,28) foi maior que a média dos alunos não cotistas (X = 0,17) depois de dois anos dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Ao longo de seus cursos, os alunos cotistas também acumularam mais atividades remuneradas e não remuneradas nas categorias de estágio, monitoria, pesquisa e extensão. Os resultados aqui apresentados corroboram a hipótese de que as cotas proporcionaram inclusão com qualidade, contudo, são evidências a favor da ação afirmativa no ensino superior de um modo geral, não necessariamente do modelo de cotas adotado pela maioria das IES brasileiras.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Sistema de Cotas; Estatística da Educação; Inclusão Educacional; Censo da Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )