SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

COCO, Valdete. O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.96-119. ISSN 2176-6681.

Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes.

Palabras clave : Democratização do Acesso ao Ensino; Programa de Educação Tutorial; Conexões de Saberes; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )