SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popularO “jovem ProUni” e as tecnologias de informação e comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

RESENDE, Anita Cristina Azevedo; QUEIROZ, Edna Mendonça Oliveira  e  FARIA, Gina Glaydes Guimarães. A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.120-134. ISSN 2176-6681.

Apresenta uma análise dos dados da pesquisa “As contas da dialética inclusão/exclusão: a experiência das cotas na UFG”, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de apreender as mediações e os processos implicados nessa dialética a partir da experiência dos alunos ingressantes em 2009 pelo Programa UFGInclui. A pesquisa revela tendências que apontam - pordentro do próprio  grupo dos estudantes ingressantes pelo Programa UFGInclui - que a desigualdade socioeconômica e suas consequências se recolocam, acentuando-se e expressando novos patamares de exclusão. Assim, entre os “excluídos”, a exclusão se reproduz e a inclusão se efetiva de maneira desigual.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Dialética Inclusão/Exclusão; Programa UFGInclui.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )