SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGIncluiAções afirmativas e inclusão regional: a experiência da Universidade Federal do ABC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo  y  MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos. O “jovem ProUni” e as tecnologias de informação e comunicação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.135-146. ISSN 2176-6681.

Discute a relação do jovem que ingressa na universidade pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na apropriação do uso das tecnologias de informação e comunicação, baseando-se em pesquisa realizada com jovens que terminaram o ensino médio, ouvindo-os no momento de sua entrada na universidade em relação ao uso e às representações que fazem da internet, tendo como contraponto as representações do livro, da TV e do computador. Os passos metodológicos são descritos e os resultados, analisados. A pesquisa demonstra que os jovens que ingressaram pelo ProUni na universidade particular onde foi realizada a pesquisa acompanham os avanços tecnológicos de forma diferente da que é apontada pelo senso comum.

Palabras clave : Educação Superior; Instituições de Ensino Superior; Política da Educação; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )