SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233O “jovem ProUni” e as tecnologias de informação e comunicaçãoAções afirmativas no ensino superior e o programa de bônus para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Sidney Jard da; PINEZI, Ana Keila Mosca  y  ZIMERMAN, Artur. Ações afirmativas e inclusão regional: a experiência da Universidade Federal do ABC. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.147-165. ISSN 2176-6681.

Pretende contribuir para uma reflexão coletiva sobre o tema das ações afirmativas e das cotas no ensino superior brasileiro. A partir do estudo de caso da recém-criada Universidade Federal do ABC (UFABC), o trabalho procura responder se houve, de fato, ampliação e diversificação da base social da educação superior na região metropolitana do ABC Paulista; se houve mudanças institucionais para o recebimento desses novos grupos de estudantes; e se tais mudanças se expressaram no projeto pedagógico da instituição. A curta experiência da UFABC demonstra que a mera adoção do sistema de reserva de vagas (sociais e raciais) não é suficiente para a diversificação da base social do ensino superior, mas pode contribuir para a efetiva promoção de mudanças na estrutura institucional e organizacional das universidades brasileiras.

Palabras clave : Ensino Superior; UFABC; Ações Afirmativas; Sistema de Cotas; Perfil Socioeconômico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )