SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Ações afirmativas e inclusão regional: a experiência da Universidade Federal do ABCAções afirmativas na Universidade Federal do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda  e  BRAGA, Mauro Mendes. Ações afirmativas no ensino superior e o programa de bônus para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.166-188. ISSN 2176-6681.

Aborda as ações afirmativas na perspectiva da inclusão social e étnico-racial na educação superior. Analisa os dois primeiros anos da implantação, pela Universidade Federal de Minas Gerais, de um programa de bônus para escola pública e para declaração de cor ou raça no acesso aos seus cursos de graduação. São analisados os resultados dos vestibulares e os questionários socioeconômicos preenchidos pelos candidatos, verificando-se as alterações que se deram na composição de candidatos e aprovados, bem como os efeitos produzidos pelo programa para o aumento da inclusão na Universidade. Embora a inclusão promovida seja apenas parte de um caminho a ser trilhado para a efetividade dessa ação afirmativa, os resultados indicam que o programa de bônus propiciou alterações importantes no perfil dos aprovados no vestibular.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Inclusão Social; Acesso ao Ensino Superior; Inclusão Racial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )