SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233Ações afirmativas na Universidade Federal do MaranhãoAs políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Jorge Paiva da  e  OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach. A expansão da educação superior no Brasil: um estudo do caso Cesnors. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.215-230. ISSN 2176-6681.

Discute acerca do programa de expansão universitária implementada no Governo Lula (2003-2010) na tentativa de qualificar o debate sobre um acesso sustentável à educação superior. Para isso, empreende-se uma abordagem hermenêutica e crítica sobre os processos de transformação e expansão das universidades brasileiras, centrando o foco, de modo especial, na criação do Centro de Educação Superior Norte (Cesnors), ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. O fortalecimento de laços entre a comunidade e a universidade é, pois, o que segue às ações de democratização do acesso, no sentido de enraizar a qualidade da educação superior nos processos político-culturais da sociedade mais ampla.

Palavras-chave : Universidade; Expansão; Acesso; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )