SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233A expansão da educação superior no Brasil: um estudo do caso CesnorsUma experiência de formação de professores nos anos 80: lições de uma história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUZA, Joiciane Aparecida de. As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.231-254. ISSN 2176-6681.

Tem como objetivo analisar em que medida as políticas de discriminação positiva contribuem para o acesso e para a permanência de jovens de classes populares no ensino superior francês. Aplicamos um questionário e realizamos entrevistas com os estudantes, a fim de analisar a experiência do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), que possui um programa específico para selecionar alunos de origem popular: as Convenções Educação Prioritária (CEP). Verificamos que as CEP contribuíram para a diversidade étnica, social, cultural e territorial do Instituto, mas de forma limitada. As classes sociais favorecidas são ainda sobrerrepresentadas na seleção via CEP, mesmo que esse tipo de procedimento seja o que selecione a maior proporção de estudantes desfavorecidos do Instituto. Constatamos, também, que os alunos têm tendência a receber o “capital territorial” de sua zona geográfica.

Palabras clave : Ação Afirmativa.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )