SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 issue233As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MAURICIO, Lúcia Velloso. Uma experiência de formação de professores nos anos 80: lições de uma história. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.255-271. ISSN 2176-6681.

A Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vivenciou um projeto chamado Complexo Educacional de São Gonçalo (Cesg), que se desenvolveu no período da redemocratização brasileira, de 1984 a 1986. Deixou escassos documentos escritos, agravando seu desconhecimento. Este trabalho reuniu documentos e estudos disponíveis para contribuir com a reconstituição da história da faculdade, trazendo a versão dos implementadores do projeto. Na perspectiva da nova história cultural, entende-se que a história se constitui por organização de sentidos que se tornam hegemônicos. O projeto Cesg desvela concepção de formação que tem o professor como eixo para a construção do sistema público de ensino, apesar dos descaminhos que não podem ser atribuídos apenas a Darcy Ribeiro, idealizador do projeto.

Keywords : História Cultural; Formação de Professores; Escola de Demonstração; Redemocratização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )