SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número233As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MAURICIO, Lúcia Velloso. Uma experiência de formação de professores nos anos 80: lições de uma história. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.233, pp.255-271. ISSN 2176-6681.

A Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vivenciou um projeto chamado Complexo Educacional de São Gonçalo (Cesg), que se desenvolveu no período da redemocratização brasileira, de 1984 a 1986. Deixou escassos documentos escritos, agravando seu desconhecimento. Este trabalho reuniu documentos e estudos disponíveis para contribuir com a reconstituição da história da faculdade, trazendo a versão dos implementadores do projeto. Na perspectiva da nova história cultural, entende-se que a história se constitui por organização de sentidos que se tornam hegemônicos. O projeto Cesg desvela concepção de formação que tem o professor como eixo para a construção do sistema público de ensino, apesar dos descaminhos que não podem ser atribuídos apenas a Darcy Ribeiro, idealizador do projeto.

Palabras clave : História Cultural; Formação de Professores; Escola de Demonstração; Redemocratização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )