SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234A Rbep e as políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SAVIANI, Dermeval. O Inep, o diagnóstico da educação brasileira e a Rbep. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.291-322. ISSN 2176-6681.

Ao ensejo da comemoração dos 75 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este artigo aborda a sua trajetória tomando como referência, no primeiro momento, os marcos legais de sua criação e, no segundo momento, resgatando a experiência do projeto “Diagnóstico da Educação Brasileira”, por ele desenvolvido na década de 1980. No terceiro momento, refaz o percurso histórico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), mostrando a passagem de seu perfil original de órgão oficial do Ministério da Educação (MEC) para a condição de revista organizada segundo o padrão corrente dos periódicos científicos. Na conclusão é apresentada uma apreciação crítico-propositiva da atual situação do Inep e da Revista que ele edita desde os seus primórdios.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Trajetória do Inep; Diagnóstico Educacional; Trajetória da Rbep.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )