SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234O Inep, o diagnóstico da educação brasileira e a RbepO financiamento da educação na Rbep: temas dos últimos 15 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

WEBER, Silke. A Rbep e as políticas educacionais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.323-352. ISSN 2176-6681.

Destaca as tônicas e questões abordadas nas duas últimas décadas nos textos sobre políticas educacionais publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). A análise de conteúdo procedida indica a predominância de cinco temas: considerações teóricas sobre políticas educacionais, com relevo ao debate sobre a qualidade e a importância do contexto histórico; apresentação de visões prospectivas como proposta ou como indicação de instrumentos metodológicos; discussão da relação entre Estado e educação com base em produção acadêmica recente; análise e interpretação de estatísticas educacionais, predominando a demonstração de equívocos na interpretação de resultados de políticas implementadas; e análise crítica de políticas educacionais específicas sob óticas diversas. De modo geral, os textos, marcados pela tônica do debate da área de conhecimento dos autores, têm como foco a importância da educação formal na construção da democracia no Brasil.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação e Projetos de Sociedade; Educação e Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )